Resenha: "Como Eu Era Antes de Você" - Jojo Moyes

17:10



Como eu era antes de você - Jojo Moyes Editora : Instrinseca Paginas: 320

Sinopse:

Como eu era antes de você - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Resenha Beca:

Esse livro me fez chorar MUITO gente, não foram somente algumas lágrimas que eu derramei, não, eu SOLUCEI de tanto chorar.
Como Eu Era Antes de Você conta a historia de Louisa Clark e Will Traynor, é de leitura fácil e rápida, eu li em dois dias, pois é uma historia que te prende e emociona.
Lou é uma jovem que trabalhou sua vida toda em um café, vive com seus pais, sua irmã, seu sobrinho e seu avô. Bom, não sei vocês, mas todo livro que eu leio tem pelo menos um personagem que eu ODEIO e nesse livro era o namorado da Lou, Patrick, ele é um triatleta que só pensa no esporte e não da muita atenção pra Lou e ela meio que não se importa (o que me deixou muito brava kkkkk), pois o único que ela não quer é ficar sozinha então continua com ele.
Will era um homem muito bem sucedido, ativo, esportivo e alegre até que sofreu um acidente que o deixou tetraplégico, mal humorado e que o obrigou a voltar a morar com seus pais. Por antes ser tão ativo e depois do acidente passar a depender dos outros para tudo, Will se torna um cara depressivo e suicida, depois de tentar se matar algumas vezes, ele dá a seus pais 6 meses para se despedirem dele, pois se mataria em um clinica na Suíça.
É ai que Lou e Will se conhecem, pois ela perde o emprego que tanto gostava no café, já que este faliu, e sem nenhuma qualificação ela consegue uma entrevista como cuidadora, mesmo sem nunca tendo cuidado de ninguém além de seu avô. A mãe de Will a contrata, pois vê nela o potencial de fazer com que seu filho desista da ideia de se matar. Admito que se eu fosse Lou não teria aguentado Will com seu mal humor e sua ignorância, teria dado umas boas patadas nele kkkkkk.
Enquanto Lou faz varias tentativas de fazer Will se sentir melhor com a cadeira de rodas e sua falta de movimentação, nasce entre eles não só um lindo sentimento de amor, mas também uma linda amizade.
Como Eu Era Antes de Você não é somente um livro, é uma lição de vida, onde aprendemos a deixar de lado as diferenças sociais, econômicas, físicas e saber lidar com elas, aprendemos a entender e a ajudar um ao outro, enfim, é um livro MUITO LINDO.

Resenha Lu:

O que você faria se o homem que você ama desistisse de viver? O que você faria se ele pedisse para você estar lá no momento em que ele vai morrer? Lutar pelo amor da sua vida ou apoia-lo e aceitar a decisão dele de desistir de você?
Como eu era antes de você não é um livro clichê, Jojo conseguiu retratar com perfeição as dificuldades da vida de um tetraplegico, a falta de acessibilidade aos lugares, o preconceito velado que vivemos em nossa sociedade e como nós não estamos preparados para aceitar as decisões dos outros.
Esqueça a garota perfeita, com emprego perfeito, Lou é uma mulher de 26 anos, trabalha como garçonete em um café em uma pequena cidade da Inglaterra, mora com os pais a irmã e o sobrinho, namora com Patrick o corrredor, a sete anos, Lou está na zona de conforto até que ela se encontra sem emprego, com pouca formação e sem ambições e acaba conseguindo um emprego de cuidadora, no começo ela odeia. Will Traynor 35 anos, ficou tetraplegico após um acidente de moto e depois do acidente Will se tornou um homem infeliz. A construção do relacionamento deles acontece dia a dia, eles não se apaixonam instantaneamente e muito menos vivem uma paixão avassaldora, eles brigam, se magoam e se perdoam. Um relacionamento com frustrações reais.
*Não gostei da irmã da Lou o ser humano folgado gente, e que só pensa em si.
O livro retrata com perfeição amizade, amor, solidariedade, compaixão, dores, sofrimentos,frustrações e como as pessoas se transformam quando saem da sua zona de conforto. Eu fiquei revoltada com a ideia do Will tirar a propria vida, mas ao ver todo o sofrimento que ele estava passando eu comecei a reconsiderar e a pesquisar sobre o que era o suicidio assistido, fiquei surpresa ao descobrir que a Diginitas existe, é que o país e a população local apoia, pois na maior parte do mundo é proibido por lei e não há apoio da população.


É o tipo de livro que você não consegue largar, ele desperta em você uma curiosidade maior a cada pagina lida, e quando o final vai se aproximando seu coração vem a boca. A leitura do livro é facil, o livro pode ser lido em algumas horas, ele é na maior parte do tempo narrado pela Lou, então você consegue ver bem como a relação com Will muda a vida dela. Jojo conseguiu demonstrar que algumas vezes nós precisamos de alguém, com uma situação totalmente diferente da nossa para jogar na nosa cara, que nós podemos, que nós devemos fazer alguma coisa com a nossa vida, que é preciso ter ambição, metas e sair do mundinho cor de rosa que cada um cria, porque ele é pequeno e todas as coisas que você mais deseja estão por ai esperando por você.
Livro super recomendado, está na lista dos lvros que eu acho que todos devem ler. Eu chorei, chorei e quase me acabei de tanto chorar, o livro é bem escrito, o tema foi abordado de forma excepcional. Algumas vezes nós não podemos salvar quem amamos. Eu sinto que não consigo expressar tudo o que eu senti ao ler esse livro. É maravilhoso. Eu não trocaria uma linha.

*No final do ano tem a continuação do livro, After You, lançamento nos EUA, e no ano que vem tem o filme. Já estou ansiosa.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...