Resenha DESEJO & HONRA - Tatiane Durães

10:30


Hey Mentes, nós estamos participando do boooktour de Desejo e Honra da autora Tatiane Durães. Vocês podem encontrar informações sobre a autora aqui, em breve tem entrevista. 
Espero que curtam a resenha. 

Sinopse: 1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país. 

Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente. 

Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Resenha: 

Desejo & Honra..... Tatiane Durães conseguiu me transportar para Minas Gerais em 1890. Eu sou apaixonada por história, então além do romance eu levei em consideração os fatos históricos apresentados ao longo do enredo, Tati poderia ter se aprofundado um pouco mais, acredito que teria mais material para conduzir o enredo, porém nada que tire a fluência da leitura.

1890 foi um período de muitas transformações no Brasil, para quem não lembra das aulas de história, vou te atualizar um pouco, foi nesse período que estava em que a abolição da escravatura tomava formas no papel, alguns senhores de escravos já estavam alforriando seus escravos. A corrida do ouro chegava ao fim, os Barões apostavam nos cafezais, e no leite. Isso foi antes da política do café com leite, que não vem ao caso pois a história acontece antes. 

O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que devido à idade não conduzia mais os negócios. Após a perda de sua esposa Cassandra, O conde nunca se interessou por outra mulher, mas tudo está prestes a mudar. 

Amanda Colett, uma jovem ladra de grande fama, aprendeu o “oficio” com seu pai. Após ser denunciada aos Agentes da Força Armada, por seu comparsa Henrique, ela foge. Encontra abrigo na casa de uma velha amiga Alicia, que lhe devia um favor, imediatamente a moça a ajuda, e em pouco tempo Amanda está sendo enviada para a propriedade de Leon, onde será uma ajudante na cozinha. 

“Ao invés disso, estava fugindo porque tinha sido traída pelo único homem a quem deixou se aproximar, traída pelo único homem que ela deixou que lhe tocasse intimamente.”

Em pouco tempo, o Conde de Leon, se encontra atraído por sua nova empregada, alguns de seus empregados mais antigos vão ficar com ciúmes. 

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

O romance entre Amanda e o Conde, aconteceu bem rápido, por ser um romance de época, eu queria um pouco mais de galanteios por parte do Conde (sou uma romântica típica, gosto de bastante galanteio). Algumas cenas poderiam ter sido mais longas, deixou uma sensação de estar faltando alguma coisa, Tatiane, tem potencial para preencher os espaços vazios na história, pois Desejo & honra é um bom romance, com uma narrativa fluida. 

"-(...)Por que não me denúncia?
- Por que você pode contar o que eu sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? - ela sabia, mas preferiu não falar." 

Os personagens são bem construídos, Amanda é uma mulher forte e independente, mas também é impulsiva e bastante teimosa. Já o Conde, é um pouco cego para algumas coisas que acontecem em sua casa, mas como diz o ditado “Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”.  

O livro é narrado em terceira, particularmente eu gostei bastante da narrativa, flui fácil, e de fácil compreensão já que a linguagem está bem coloquial. 
A diagramação da editora está boa, é simples e encantadora, a fonte escolhida tem um tamanho adequado para a leitura, por ser um livro curto é possível lê-lo em algumas horas, pois a escrita da Tatiane é leve e o enredo é bom, vai deixar o leitor ávido por mais. 

Um bom romance de época e eu recomendo. Caso tenha uma segunda edição, seria bom, a autora se aprofundar nos fatos históricos e amarrar melhor o desfecho, pois como eu disse pareceu um pouco corrido. 

Até a próxima, Mentes! 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi Luana,

    Obrigada por ter participado do book tour. Fico feliz que mesmo com a ressalvas você tenha gostado da história.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!! Amei a resenha.... Amo romances de época e esse com certeza vai entrar pra minha listinha... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Olá, já conheço a autora pelo livro As Faces da Luz, gostei da resenha do livro.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...